domingo, 15 de julho de 2018

REUNIÃO COM O DIRETOR PRESIDENTE DO IAPEN


Boa Tarde a Todos,

Como muitos dos senhores (as) bem sabem as pautas trabalhadas pelo sindicato nestes últimos dias foram _liquidadas na manhã de hoje e serão encaminhadas para apreciação da ALEAC na primeira semana de agosto já para homologação do ato administrativo referendado pelo IAPEN._

Pela deliberação do ordenador de despesa responsável, Aberson Carvalho, boa parte das demandas foram autorizadas pelo chefe do executivo para que o IAPEN tivesse autonomia nas negociações e encaminhasse para fins de liquidação, tendo em vista que o limite prudencial dos gastos estariam ainda dentro dos limites e que as eventuais pendências sindicais entre IAPEN e sindicato já teriam um startup por parte da equipe que compõe as negociações sindicais.

Sendo assim, o corpo diretor do SINDAPEN deliberou pela suspensão do protesto e ao mesmo tempo _convoca toda a categoria para apreciar as discussões concernente ao subsídio inerente a Unificação das Composições Salariais._ O local estará sendo agendado e o Presidente irá oportunizar as informações no que diz respeito a horário e local para apresentação da pauta Soldão e  *ad hoc* decisão da categoria pós discussão e análise de toda tese defendida pelas entidades colegiadas do SISP nas negociações pretéritas.

Atenciosamente,

Betho Calixto
*Vice Presidente do SINDAPEN*


sábado, 14 de julho de 2018

DENÚNCIA







DENÚNCIA

A Administração do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN) está coagindo Agentes Penitenciários previsórios a tirar serviço extra (banco de horas) nas Unidades prisionais de Rio Branco, de modo a manter a maquiagem que a administração tenta fazer do caos que se tornou o sistema penitenciário acreano.

Sob ameaças de demissão, estes pais de família estão tendo que dobrar os plantões, chegando a cumprir até 36 horas ininterruptas de serviço. A coação, que beira à escravidão, é desumana e ilegal, uma vez que descumpre a necessidade descanso obrigatório consolidado na legislação.

O Sindicato dos Agentes Penitenciários deve encaminhar essas denúncias aos órgãos competentes.

Já vivemos constantemente sob as ameaças de grupos criminosos. Não será uma administração tirana e déspota que irá nos calar.

Rio Branco, Acre - 14 de Julho de 2018.

Lucas Bolzoni
PRESIDENTE SINDAPEN

RECOMENDAÇÕES DO MANIFESTO




OPERAÇÃO CASCATA - SINDAPEN

1. A suspensão do BH continua, pois não há vitórias sem lutas. A exceção é somente em horário noturno em unidades que possam representar forte ameaça à segurança dos servidores;

2. Não nos vencerão pelo cansaço. Estejamos preparados para passar todo o dia no local. O SINDAPEN deve garantir toda a estrutura;

3. Vamos garantir uma presença maciça. Leve também familiares e amigos;

4. Se alguém falar que estamos tendo prejuízos, lembre-o dos prejuízos que estamos acumulando nos últimos dez anos;

5. Caso tentem nos retirar da rua, devemos ocupar a casa civil;

6. Usem blusa preta lisa (com coletes ou não), desde que não use o brasão do IAPEN, que pode ser classificado como falta leve de acordo com o código de conduta. Devemos causar um bom impacto visual;

7. A partir de quarta-feira, caso não tenhamos proposta adequada, adotaremos à risca o pop. O SINDAPEN deve providenciar cartilha de recomendação;

8. Se possível, leve 1 kg de alimento não perecível, vamos ajudar a quem precisa;

Essa luta é de todos nós.

MENSAGEM DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS AO POVO E AS AUTORIDADES DO ACRE


MENSAGEM DOS AGENTES PENITENCIÁRIOS AO POVO E ÀS AUTORIDADES DO ACRE


O sistema penitenciário transformou-se num barril de pólvora. Não há segurança para os apenados, para os familiares que os visitam, menos ainda para os servidores que prestam o importante serviço no setor.

Os números explicam essa explosão: A população carcerária saltou de cerca de 2.400 presos em 2008 para  6.008 em 2018,  ou seja, o número de presos no Acre quase triplicou nos últimos 10 anos.

Hoje o IAPEN, através de recursos federais do DEPEN, tem realizado obras de ampliações em vários presídios do Acre.  Mas em nenhum momento se falou em material humano.

Com escassos servidores, a maioria dos presídios tornaram-se grandes depósitos humanos. Sem a maciça presença do Estado, a criminalidade se multiplica dentro dos estabelecimentos prisionais, que acaba crescendo e se retroalimentando através dos recursos públicos.

Apenados e servidores sofrem de doenças físicas e psicológicas. Ambos quase sem socorro.

O trabalho do Agente Penitenciário deve garantir segurança. O da assistente social uma ajuda importante. O do advogado a justiça. O do médico a cura. O do psicólogo uma saída e o do Educador uma perspectiva de mundo fora do crime.

Porém,  se o devido controle dos estabelecimentos prisionais não estiver nas mãos do Estado, tudo está perdido. Só o que prevalece é a desumanidade e a violência de todos os lados.

Nesta sexta-feira, 13, iniciamos uma série de ações que nada mais fazem do que traduzir o pedido de socorro da categoria. Pois o Sistema Penitenciário vive um colapso que ameaça a todos.

 Os bancos de horas, que viraram uma espécie de subcontratação dos servidores, estão suspensos desde esta sexta-feira, 13. E a partir da próxima semana os servidores devem trabalhar somente dentro dos limites legais. O que pode diminuir ainda mais o efetivo de servidores nas Unidades.

Com a vida como prioridade, a segurança é o primeiro item a se observar.

Por isso, as rotinas de todos os presídios podem sofrer alterações e os atendimentos e visitas podem ser comprometidos a partir deste fim de semana. As coisas precisam urgentemente mudar.

A responsabilidade, que até agora tem sido jogada nos ombros dos Agentes Penitenciários, é do Estado do Acre, que tem permanecido inerte diante desse caos.

Contamos com a solidariedade e a compreensão de todos.



Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre - SINDAPEN/AC
Rio Branco, Acre – 13 de julho de 2018.

ABUSOS


Aos bons entendedores e opressores:

*Leia-se o artigo 136-A: “Depreciar de qualquer forma reiteradamente a imagem ou o desempenho do servidor público ou empregado, em razão de subordinação hierárquica funcional ou laboral, sem justa causa, ou tratá-lo com rigor excessivo, colocando em risco ou afetando sua saúde física ou psíquica”.*
*A pena aplicada vai de 2 a 14 anos podendo ser gerada uma multa contra o empregador, dependendo da gravidade do crime.*

sexta-feira, 13 de julho de 2018

MAIS UMA CONQUISTA DO SINDAPEN



VITÓRIA DO SINDAPEN

A partir da provocação do IAPEN, a juíza da Vara de Execuções Penais, por recomendação, condicionou a lotação do novo prédio do Amaro à lotação de mais 28 Agentes Penitenciários na unidade.

Não seremos reféns das políticas eleitoreiras. Chega! Nossa vida em primeiro lugar.

*#SINDAPEN*

quinta-feira, 12 de julho de 2018

NOTA SINDAPEN



NOTA SINDAPEN

Sobre a fala do governador Tião Viana, amplamente veiculada na mídia local, de que teriam sido demitidos 25 Agentes Penitenciários do Estado do Acre, fazemos os seguintes esclarecimentos:

1- Este Sindicato tem sempre se manifestado no sentido de que qualquer servidor, uma vez comprovada a incompatibilidade com a profissão, deve sofrer as sanções administrativas e penais cabíveis. Já que pessoas desonestas - que existem em todas as profissões - maculam o trabalho e a honra daqueles que se dedicam diariamente com dignidade e afinco ao serviço público;

2- Não há nenhuma procedência a informação de que 25 servidores teriam sido demitidos do IAPEN; a título de informação, o Instituto, até o último dia 04/07, não tinha sequer uma comissão disciplinar para julgar processos administrativos, tampouco para demitir servidores;

3- Temos a informação de que cerca de 25 servidores respondem processo administrativo, porém, estes processos estariam parados até a semana passada, quando foi instaurada nova comissão. Esta, deve seguir ainda todo o rito constitucional de ampla defesa e contraditório;

4- A fala do governador, no afã de transferir para a classe uma responsabilidade que é dele, faz um julgamento precipitado; podendo assim condenar inocentes - uma vez que não foram sequer ouvidas as partes - bem como também pode inocentar culpados - já que a sua manifestação precoce, que adianta uma condenação, desrespeita o devido processo legal e macula os procedimentos da corregedoria que se agora iniciam viciados - uma vez que carregam, indevidamente, uma condenação à priori do chefe de Estado, que não tem sequer competência para isso.


Nossos lamentos.


Rio Branco - Acre, 12 de Julho de 2018.


*A DIRETORIA*
*SINDAPEN*

NOTA SINDAPEN


Por ofício, o Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre SINDAPEN-AC deu ciências ao Instituto de Administração Penitenciária sobre a suspensão do serviço voluntário de banco de horas.

A Operação Cascata, como denominamos, se *inicia nesta sexta-feira, 13*, com a *suspensão do serviço de banco de horas em todas as unidades prisionais do Estado do Acre*.

Caso não tenhamos uma resposta positiva por parte do governo, além da suspensão dos serviços de BH, as unidades devem também adotar o procedimento operacional padrão (POP) e fazer manifestaçoes públicas, gerando um efeito cascata.

Temos hoje a pior composição salarial da segurança pública e o menor valor de BH.

A nossa classe pede respeito!

quarta-feira, 11 de julho de 2018

NOTA DO SINDAPEN


NOTA SINDAPEN

Em face da ausência de propostas por parte do governo, que na reunião de ontem, 10,  propôs fazer mudanças no nosso PCCR e no valor do BH somente após as eleições, a diretoria do SINDAPEN deve se reunir hoje para definir estratégias para pressionar o governo a fazer essas mudanças que classificamos como urgentes.

As ações devem ser cumulativas e gradativas, a iniciar *a partir desta sexta-feira, 13, com a suspensão do Banco de Horas em todo o Estado do Acre*


Não podemos aceitar que tenhamos a pior composição salarial entre a segurança pública e o menor valor do Banco de Horas. A título de informação, a partir da aprovação na ALEAC hoje, os militares devem passar a receber R$ 150,00 por 06 horas noturnas, enquanto, o mesmo período para os Agentes Penitenciários é pago hoje R$ 94,50, uma diferença de R$ 55,50 a cada 06 horas.

Após *uma semana de suspensão de banco de horas*, se não houver nenhuma posição favorável por parte do governo, outras medidas serão tomadas, como a adoção do procedimento operacional padrão (POP) e manifestações públicas e ordeiras.

O objetivo é não recuar um milímetro até que o governo nos apresente uma resposta.


" *A vitória ou a derrota pertencem a Deus. A nós cabe a luta*"


Rio Branco, Acre - 11 de Julho de 2018.



*A DIRETORIA*
*SINDAPEN*

terça-feira, 10 de julho de 2018

NOTA SINDAPEN


SINDAPEN – RECOMENDAÇÕES
OPERAÇÃO CASCATA. 1ª FASE.

Senhores, diante da suspensão do serviço do bancos de horas a partir desta sexta-feira, 13, nas Unidades prisionais do Acre, é importante lembrar sobre alguns cuidados que devemos ter.

*Apesar de ser serviço “extraordinário”, muitas unidades passaram a depender essencialmente do banco de horas, portanto, antes de se fazer qualquer procedimento, é necessário verificar se há a mínima segurança para tal.

*Devem ser dadas prioridades nos atendimento emergenciais, sempre com um número proporcional mínimo para a segurança de presos e Agentes Penitenciários.

*Banhos de sol são garantidos por previsão legal, mas se de nenhum modo for possível garantir, é indispensável que a impossibilidade do procedimento seja informada aos chefes de equipe e coordenadores de segurança, também aos apenados, e *devidamente registrado nos livros de ocorrência e relatórios com as devidas razões*.

*Em caso de atendimentos de advogados também é importante a garantia, desde que não cause prejuízos sérios à segurança dos servidores ou dos apenados. Também registrar a ocorrência em relatórios e livros de ata.

*Quaisquer outros procedimentos internos cotidianos, sejam eles escoltas, trabalhos de presos, atendimentos sociais, psicológicos, etc. podem ocorrer,  desde que haja número de servidores operacionais adequado.

*As visitas ocorrem dentro dos procedimentos de segurança cotidianos; caso não seja possível, informar imediatamente aos responsáveis. (chefes de equipe, coordenadores e principalmente diretor).

*Recomenda-se também que qualquer procedimento seja feito em dupla de modo a resguardar a cada servidor.

*Neste primeiro momento, os servidores de folga podem, se assim desejarem, voluntariamente prestar apoio nas unidades. Desde que, em cumprimento à manifestação, NÃO ASSINAR  AS LISTAS DE BH. (Não aceitar mais o ultraje que é esse valor).

*Toda e qualquer alteração deve ser registrada em livro de atas e relatórios. Inclusive a ausência dos BH’s.

*Membros do sindicato estarão nas Unidades ou podem ser contatados em caso de dúvidas ou situações maiores. O presidente deve estar durante todo a amanhã no complexo que compreende a foc, amaro e feminino.



A HORA É AGORA!

*#SINDAPEN*

quinta-feira, 24 de maio de 2018

MULHERES SÃO PRESAS TENTANDO ENTRAR NO FOC COM DROGAS NAS PARTES ÍNTIMAS





Quatro mulheres foram presas na manhã desta quarta-feira (23), ao tentar entrar no presidio Francisco d’Oliveira Conde (FOC), com produto entorpecente no horário de visita íntima.

Ivana Mirele Silva Gonçalves, Alessandra Silva Soares, Elissandra de Freitas Xavier, Caroline da Silva Santiago, caíram na revista realizada pelos agentes através do Scanner Corporal. Todas tinham a intenção de visitarem os maridos que estão reclusos entre os pavilhões “D” e “J”.

O material segundo conta no relatório dos agentes foi encontrado escondido dentro das partes íntimas das mulheres que receberam voz de prisão e foram encaminhadas à Delegacia de Flagrantes (Defla).

Fonte: Ac24Horas

terça-feira, 22 de maio de 2018

INFORMATIVO SINDAPEN – AVALIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO



INFORMATIVO SINDAPEN – AVALIAÇÃO PARA A PROMOÇÃO
*ATENÇÃO
A prova de avaliação exigida para a *promoção* dos servidores do IAPEN que estão em período de promoção mas que ainda não realizaram o exame deve ocorrer na próxima *quarta-feira, dia 30, às 8h da manhã, na Escola Penitenciária*, localizada no CIEPS.
Para realizar a inscrição, basta comparecer ao CIEPS ou através do telefone 32271026, pedindo a transferência da ligação para a escola penitenciária. Na ligação, o servidor deverá informar que perdeu a data da primeira prova, além do nome completo e número do telefone.
Mais informações:
Escola Penitenciária: 32271026
Setor de Promoções - IAPEN:
Presidente SINDAPEN: 992424203 / 999601315
Rio Branco – Acre, 22 de maio de 2018.
A DIRETORIA
SINDAPEN

quarta-feira, 16 de maio de 2018

SISTEMA ÚNICO DE SEGURANÇA PÚBLICA

Sistema Único de Segurança Pública é aprovado na CCJ e vai ao Plenário
A proposta que cria o Sistema Único de Segurança Pública (Susp) foi aprovada nesta quarta-feira (16) pela Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania…
WWW12.SENADO.LEG.BR

VISITAS ÀS UNIDADES

INFORMATIVO SINDAPEN – VISITAS ÀS UNIDADES
Na tarde desta última terça-feira, 15, em atendimento à deliberação da audiência pública que discutiu o Sistema Penitenciário na semana passada, membros de diversos poderes estiveram nas dependências do Presídio Francisco de Oliveira Conde (FOC) para verificar as condições de trabalho dos Agentes Penitenciários.
Dentre os presentes, estiveram representantes da Assembleia Legislativa do Acre (ALEAC); do Ministério Público do Estado (MPE) ; da Defensoria Pública; da Vara de Execuções Penais (VEP); do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST); da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/AC); da Secretaria de Segurança Pública (SESP); e do Instituto de Administração Penitenciária (IAPEN); além do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (SINDAPEN).
No local, se pôde observar algumas mudanças desde a última visita da comissão, com o início das construções dos dois alojamentos para os Agentes Penitenciários no interior da FOC, que deve contar com espaços adequados para descanso e alimentação, e que, segundo o diretor presidente do Iapen, Aberson Carvalho, têm 35 dias de prazo para a conclusão.
Os alojamentos dos servidores das Unidades de Regime Fechado (URP) e da Unidade de Recolhimento Provisório (URP) devem ser desativados com a inauguração dos espaços construídos em áreas externas aos pavilhões. [Um alojamento ao lado do prédio multiprofissional e outro próximo ao portão de entrada dos alojamentos da URP].
Nenhum progresso foi visto a respeito do efetivo de Agentes Penitenciários; em geral, o que foi observado foi a absurda proporção de 100 presos para 01 Agente no interior dos estabelecimentos prisionais. De modo que foi reforçado pelo SINDAPEN diante dos presentes a necessidade de um concurso público para a categoria, onde, à vista das condições, não houve discordância.
As representantes do Centro Estadual de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) consideraram graves as condições de saúde física e psicológica dos servidores, ao passo que se comprometeram a elaborar ações para a promoção da saúde física e psicológica dos servidores dentro dos estabelecimentos prisionais.
Também foi conversada entre os membros dos órgãos representados, a necessidade de instituição de aposentadoria especial para a categoria, devido aos desafios e efeitos da carreira; MPE; Defensoria Pública; VEP; CEREST; OAB; SESP e IAPEN foram unânimes em reconhecer a proposta de aposentadoria especial do SINDAPEN e o presidente da comissão de serviço público da ALEAC, Eber Machado, afirmou garantir o apoio necessário na casa legislativa. O SINDAPEN deve encaminhar a proposta com os órgãos do Executivo a partir de agora.
Os órgãos presentes se comprometeram a acompanhar as ações recentes tomadas pela administração do IAPEN, no sentido de fiscalizar de modo permanente as condições de trabalho e encarceramento dentro dos estabelecimentos prisionais. Num objetivo comum de garantir um trabalho digno para Agentes Penitenciários e servidores administrativos do IAPEN.
Rio Branco, Acre – 16 de maio de 2018.
A DIRETORIA
SINDAPEN

sábado, 12 de maio de 2018

AGENTES PENITENCIÁRIOS RECAPTURAM FORAGIDO EM ZONA RURAL DE CAPIXABA

Assessoria SINDAPEN
Rio Branco - Ac, 12 de maio de 2018.
Cinco dias após fuga em presídio de Rio Branco, onde 11 presos fugiram durante a madrugada do complexo penitenciário Francisco de Oliveira Conde, Agentes Penitenciários do grupo especial GPOE recapturaram Valdemir de Lima Silva, 26, em ramal de difícil acesso na zona rural do município de Capixaba.
Valdenir foi recapturado na manhã de sexta-feira, 11, no ramal Santo Antônio, a cerca de 130 km da capital, após denúncias anônimas. Segundo populares, ele ameaçava moradores da região.
O Grupo Penitenciário de Operações Especiais – GPOE esteve na operação por quase 24 horas, tendo que esperar durante toda a madrugada e realizar a prisão da manhã da sexta-feira. Parte do ramal é intrafegável, por isso os Agentes Penitenciários tiveram que percorrer trechos do caminho a pé.
De extensa ficha criminal, Valdenir responde na justiça por crimes como furto, assalto e homicídio, tendo passagens na justiça desde a vara da infância e juventude.
Com ele ainda foi encontrada uma escopeta calibre 36 com munições intactas. Além dos crimes aos quais é acusado, ele deve responder agora por também porte ilegal de arma.
Após lavrado o flagrante, ele foi novamente encaminhado ao presídio Francisco de Oliveira Conde, onde se encontra à disposição da justiça.

segunda-feira, 7 de maio de 2018

sábado, 5 de maio de 2018

RESUMO DA ASSEMBLEIA GERAL DO SINDAPEN


Realizada nos dias 03 e 04 de maio, a assembleia geral do SINDAPEN discutiu e deliberou sobre pontos importantes da categoria; dentre eles as negociações com o governo, ações judiciais em favor dos filiados e medidas gerais.
Sobre o ponto específico das negociações com governo a respeito do valor da hora do banco de horas, deliberou-se, por consenso e unanimidade, por não se acatar os termos do governo, mas por aperfeiçoar a proposta daadministração, com o reajuste do valor da hora para R$ 25, mas com o uso racional do recurso destinado ao serviço através do respeito à sua finalidade, quer seja: “empregado nas atividades ordinárias de guarda, custódia, transporte, transferência e escolta prisional, promovendo a segurança, ordem e a disciplina nos estabelecimentos prisionais do Estado” conforme versa o primeiro artigo da lei estadual 2.944/14.
O entendimento da assembleia , em síntese, foi que o recurso, uma vez priorizado em áreas alheias ao que preconiza a lei, se torna escasso na atividade fim dos Agentes Penitenciários, sendo uma exigência que se cumpra a lei na destinação da verba e se possa garantir a mínima segurança nos estabelecimentos prisionais; mas com valor justo de compensação para os Agentes Penitenciários.
Ainda não há total transparência do emprego do recurso do banco de horas, por isso, a assembleia deliberou por medidas judiciais que garantam o acesso aos dados, diante da ausência de manifestação por parte da administração do IAPEN.
A proposta deverá ser ainda discutida nas Unidades do interior na próxima semana, mas pelos termos já pode garantir maioria.
Foi ainda encaminhado estudo detalhado sobre a demanda de bancos de horas por unidades e sua urgente apresentação ao governo; ações judiciais que garantam a reparação dos descontos indevidos nas promoções e prêmios - devendo cada filiado interessado enviar cópia da funcional ao presidente do Sindapen até o dia 13/05. Propostas para os candidatos ao executivo estadual no objetivo de inclusão de nossas pautas em seus respectivos planos de governo; mudança na lei do banco de horas que hoje impede servidor que responde a sindicância, processo administrativo e judicial de prestar o serviço; pautas importantes como aposentadoria especial, nível superior, mudanças no PCCR, criação do subsídio, etc.
Os encaminhamentos serão apresentados ao IAPEN nos próximos dias; e o SINDAPEN deve trazer as respostas à classe. Fiquem atentos! A luta é constante, mas esperamos uma boa colheita.
P.S. Maycon Mendonça foi o grande sortudo da assembleia; ganhou uma SmartTV de 42’’.
Rio Branco, Acre – 04 de maio de 2018.
A DIRETORIA
SINDAPEN

quinta-feira, 3 de maio de 2018

AGENTE DIZ QUE PETISTAS DEVERIAM FISCALIZAR PRESÍDIOS ACREANOS ANTES DE VISITAR CELA DE LULA


0
O presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Acre (Sindapen-AC), Lucas Bolzoni, usou seu perfil na rede social Facebook neste quinta-feira (2) para denunciar as precariedades nos presídios acreanos.
Bolzoni aproveitou para convidar os deputados federais do Acre que desejam visitar o ex-presidente na prisão, na sede da Polícia Federal, em Curitiba, Paraná, para visitarem antes os presídios acreanos, em especial o Francisco de Oliveira Conde, em Rio Branco, e o Moacir Prado, em Tarauacá, para acompanhar as péssimas condições do sistema carcerário acreano.
“Os deputados federais do Acre que desejam visitar o local onde Lula está preso poderiam antes fazer uma vista aos presídios locais, especialmente ao complexo penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC) e o presídio Moacir Prado, em Tarauacá. Se a preocupação deles é realmente as condições de encarceramento, nos presídios do Acre irão encontrar uma série de situações degradantes que assassinam de forma bárbara direitos fundamentais tanto de encarcerados quanto de servidores”, escreveu.
O sindicalista diz, ainda, que se a ideia dos parlamentates é fiscalizar as condições de encarceramento não é na sede da Superintendência da Polícia Federal que encontrarão aberrações jurídicas.
“Se a ideia é realmente fiscalizar a justa aplicação da lei, não será na superintendência da Polícia Federal onde encontrarão aberrações jurídicas, mas dentro das masmorras superlotadas acreanas, que ferem direitos fundamentais e pelas condições tornaram-se campo fértil para a proliferação de doenças físicas e psicológicas; além da ausência do Estado e da miséria material que só fortalece a criminalidade. Para fiscalizar a lei, o lugar é aqui; agora, se a preocupação é tão-somente bajular bandido, o endereço é mesmo em Curitiba. Estão todos convidados”, concluiu.